Rolling Sports, a loja de patins mais completa do Brasil | www.rollingsports.com.br/blog


Saiba mais sobre Patins Fitness


Posted on dezembro 9th, by Rolling Sports in Notícias Fitness, Rolling Sport News. No Comments

Todos buscamos a boa forma física quanto praticamos exercício. Com o patins é idêntico, patinar gasta calorias, tonifica o corpo, fortalece as pernas, agrega qualidade de vida e traz uma série de benefícios a saúde.

A patinação focada na boa forma é chamada patinação fitness.

Captura de Tela 2014-12-09 às 15.24.48

A patinação fitness é um exercício de longa duração, os patins desenhados pra esta modalidade são pensados de forma garantir conforto e segurança para a performance ideal do patinador. Recomendamos que o fitness seja praticado ao ar livre e em lugares protegidos como parques, orlas e condomínios. Todo patinador gosta de percorrer distâncias e ter na patinação seu exercício física mas se sua vontade envolve também saltos ou patinar nas ruas, recomendamos que você use um patins mais resistente, sugerimos que você conheça mais a modalidade Patinação Urbana.

A patinação fitness pode ser praticada de forma individual ou em grupo, com certeza é mais divertido quando praticada entre amigos. Agregue amigos ao seu treino ou role!

Os principais lugares pra prática do Fitness em São Paulo são o Parque do Ibirapuera e o Parque Vila Lobos, no Rio de Janeiro o Aterro do Flamengo aos domingos, a ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas e as ciclovias das orlas das praias; em Brasília o Parque da Cidade em Belo Horizonte a Lagoa da Pampulha e o Mineirão entre tantos outros pontos característicos do Brasil.

Roller Rio_040_Baixa_renejr

O fitness mobiliza eventos no Brasil e no mundo, são provas com patinadas em distancias moderadas numa média de 10km. No Brasil o evento de maior destaque é o Roller Rio, circuito de 8km no Aterro do Flamengo, já nas Américas o destaque é a Argentina onde temos o Spring Roller, circuito de 12km em Puerto Madero, Buenos Aires. O maior evento de patinação do mundo é a Maratona de Berlim, muitos patinadores adotam os 42kms ou 21kms (meia maratona) como um desafio além do fitness já se aproximando da Patinação de Velocidade, que seria a evolução da modalidade fitness.

Chicas en Rollers_040_Baixa_renejr

Os patins fitness são confortáveis e desta forma permitem o máximo de aproveitamento físico do patinador. Técnicamente falando, as botas dos patins destes modelos são “softboot” (botas em material textil e estrutura em poliuretano), confortáveis e muito similares a tênis de corrida. Dentro das botas dos patins existe uma bota interna acolchoada, sendo esta normalmente removível para higienização.

Captura de Tela 2014-12-09 às 15.28.18

As bases dos patins variam em materiais (base é a peça que fixa as rodas e é presa a bota do patins), podem ser de alumínio, magnésio ou poliuretano; a variação é de carater técnico, dizemos que os modelos em alumínio ou magnésio transferem de forma mais eficiente a força da passada do patinador pras rodas do patins, permitindo assim maior deslocamento. O poliuretano sofre leve flexão e perde parte da energia da passada do patinador.

As rodas dos patins fitness variam em tamanho, podem ser de 80, 82, 84, 90 ou 100mm de diâmetro. Quando maior as rodas maior a velocidade do patins (ou menor o esforço do patinador), porém quanto maior a roda do patins menor a sua manobrabilidade (curvas e freadas), o patinador deve saber onde pretende patinar para a escolha correta de seu modelo e consequentemente seu tamanho de roda adotado. Locais com longas retas e sem obstáculos são mais propícios a rodas maiores, já locais com muitos obstáculos sugerem a adoção de rodas menores. Normalmente o aumento do tamanho das rodas acompanha materiais de maior qualidade no patins e maior preço. Para a patinação fitness indicamos modelos com rodas tamanho 90mm por ser uma roda boa para manobrar. Modelos fitness com rodas tamanho 80mm são indicados a patinadores que busquem também versatilidade, por exemplo, com 80mm é fácil brincar como iniciante no Slalom.

Captura de Tela 2014-12-09 às 14.51.44

Os rolamentos dos patins de fitness são melhores em patins mais custosos, mas todos os rolamentos dos patins encontrados na Rolling são excelentes para seus propósitos.

Fitness é boa forma, fitness é alegria, patinar é qualidade de vida. Calce seus patins, vista seu equipamento de segurança e vamos patinar!

Captura de Tela 2014-12-09 às 14.50.49

Conte com a Rolling na escolha de seu Patins Fitness para Homens AQUI e para Mulheres AQUI

Conheça nosso canal no Youtube dedicado ao Patins Fitness AQUI

Fotos: Rollerblade e Rene Jr, texto: Rafa







Por onde andamos.

Confira as últimas matérias da Rolling Sports

Dicas de Manobra, nova série da Rolling

A vontade da Rolling é fomentar a cultura da patinação educando os novos patinadores no que o dia a dia nos ensinou.

Hoje em dia...

Destravados Brasilia, parte 2

Pega a pipoca e aperta o PLAY! A segunda e ultima parte do Destravados esta no ar.

Destravados, projeto da Rolling Sports junto ao Daniel...

Sobre patins e amigos

Santiago Gende é um amigo que o patins me trouxe.

O Santi é paraguaio, veio ao Brasil pra patinar por muitas vezes e tive a...