Rolling Sports, a loja de patins mais completa do Brasil | www.rollingsports.com.br/blog


Saiba mais sobre o Slalom


Posted on dezembro 9th, by Rolling Sports in Notícias Slalom, Rolling Sport News. 1 Comment

Slalom é uma modalidade de piso que pode ser praticada em grupo ou individualmente. É um exercício completo e envolve controle, técnica, concentração, equilíbrio e agilidade. Nossa vontade nessa matéria é contar como a modalidade se desenvolveu, explicar seus equipamentos e os modelos de competição atuais.

Captura de Tela 2014-12-09 às 11.26.30

A adaptação do slalom ao patins inline no formato competitivo atual é nova, data de 2005 e os primeiros registros são de patinadores franceses migrando a modalidade dos patins tradicionais para os patins em linha. Desviar obstáculos é natural a todo patinador, mas o que os franceses propunham foi também um novo modelo competitivo, envolvendo distâncias padronizadas entre os cones e tempo de manobras de apresentação.

Com o advento ao inline, o slalom se disseminou por todo o mundo e os novos expoentes representam diferentes escolas em diferentes muita técnica. Os melhores do mundo estão divididos entre Ásia e Europa, sendo os chineses, coreanos, franceses e russos os melhores patinadores de slalom da atualidade.

O slalom pode ser uma brincadeira muito divertida, ele é livre mas também pode seguir padrões ou e ser uma excelente ferramenta de aprendizado de equilíbrio. Desviar os coninhos é tentador a qualquer patinador, mas agregar isso a técnica dos profissionais é cativante a todos.

Captura de Tela 2014-12-09 às 11.25.41

Os patins adotados no slalom se diferenciam entre os estilos dos próprios patinadores e suas marcas preferidas. O que é unanimidade entre todos são as bases “rockeadas” e de menor comprimento possível assim como escolha de rodas tamanho 72mm, 76mm ou 80mm (de diâmetro).

As bases rockeadas são  bases que permitem que as rodas centrais do patins estejam rebaixadas em relação as rodas das pontas. Elas podem vir prontas de fábrica ou o patinador pode escolher rodas de diferentes tamanhos para se obter o mesmo resultado, por exemplo: 76mm nas pontas e 80mm no centro, ou mesmo 72mm nas pontas e 76mm no centro. As rodas centrais são as localizadas na segunda e terceira posição do patins, sendo as rodas das pontas a primeira e quarta (última) rodas. Essa configuração permite maior giro já que a área de arrasto das rodas rockeadas é menor se comparada as 4 rodas alinhadas e em contato com o piso.

O material dos patins profissionais segue toda a tecnologia de produto mais avançada que conhecemos, são botas com estrutura em fibra de carbono, bases em magnésio ou alumínio e rolamentos de altíssima precisão. Patins em poliuretano (hardboot, botas plásticas) também são adotados no slalom, cabe a cada patinador adotar preferências.

Captura de Tela 2014-12-09 às 11.26.01

Em relação as competições, os profissionais do slalom disputam campeonatos em todas esferas até circuitos mundiais.

Os modelos de competição são divididos 4 tipos principais no slalom: em “classic” (slalom clássico) individual, classic pair (slalom clássico em duplas), batalha e speed slalom. Envolvem música, sincronia, agilidade e velocidade; todos disputados na pista montada com cones organizados em linhas paralelas em distâncias de 1,20 x 1,20m (14 cones), 0,80 x 0,80m (20 cones) e 0,50 x 0,50m (20 cones).

As competições atuais englobam também disputas de jump (saltos em altura sem rampa) e slide (frenagem com deslocamento).

O Classic é o modelo de competição que obriga o patinador as 3 linhas paralelas de cones durante dois minutos, é a competição considerada mais artística dentro do slalom, coreografia e sincronia com música. Todo patinador tem direito a escolher a trilha de sua performance. O classic pair é disputados em duplas, e neste caso os patinadores devem também estar em perfeita sincronia de movimentos. O julgamento é feiro sob a sincronia com o som adotado, a regularidade, dificuldade e controle das manobras e estilo da sua patinação, são distribuidos pontos entre os patinadores e premiados os 3 melhores de cada grupo.

Captura de Tela 2014-12-09 às 11.27.41

A Batalha são chaves organizadas de acordo com a quantidade de patinadores inscritos na competição. A competição é feita de maneira individual e cada patinador tem 30 segundos por passagem e todos patinadores se apresentam 2 vezes para julgamento. De acordo com a quantidade de patinadores, a competidor pode se apresentar mais vezes.  O critério de julgamento é o nível de dificuldade das manobras e os juízes aplicam pontuação aos patinadores. O competidor tem a pista livre pra escolha de sua linha, podendo patinar nas linhas de 1,2, 0,8 ou 0,5m. O patinador vencedor avança em chaves e compete com os demais vencedores até a determinação do campeão. Em caso de empate deve-se disputar uma best trick (melhor manobra), o critério da best trick é que o patinador pode reiniciar sua manobra em caso de desistência dentro dos primeiros 10 segundos de sua linha sendo que quando há desistência, a nova manobra deve ser a repetição da anterior. Outro ponto da best trick é que o patinador deve manter o perfil de manobra adotado nesta disputa, ou seja; se estiver em manobras de ponta dos pés, deve-se executar este perfil até o final do tempo; se adota manobra de wheeling (manobra de contato da ultima roda de apenas um dos pés sobre o piso) deve-se manter em wheeling até o final. Os premiados são os 3 primeiros colocados e essa disputa é sempre emocionante.

Captura de Tela 2014-12-09 às 11.25.10

O Speed Slalom é basicamente a corrida de regularidade na linha de cones de 0,80m. Inicialmente os patinadores competem de maneira individual pra tomada inicial de tempo e pré classificação. Na segunda etapa do Speed Slalom, dois patinadores largam juntos em linhas paralelas idênticas (20 cones com distância de 0,80m entre cada um). Vence a combinação de velocidade e regularidade. O competidor é julgado por regularidade na largada, regularidade nos cones (o toque nos cones tira pontos do patinador) e tempo. São premiados os 3 melhores.

Dentro das competições são agregados o Jump e o Slide, modalidades sem cone pertencentes ao que chamamos de estilo livre.

Jump são saltos, o patinador que salte mais alto é o vencedor. Assim como no salto em altura do atletismo, é montado equipamento com medidor de altura do obstáculo e obstáculo horizontal que o patinador deve superar sem a ajuda de rampas ou equipamentos exceto sua própria propulsão física. Os patinadores mais experientes superam alturas de até 1,5m. A regra neste caso é que na aterrisagem os pés devem tocar o piso ao mesmo tempo. A competição acontece de forma livre em uma única bateria com ordem pré definida, é definida a altura inicial e a cada nova bateria de atletas é acrescida nova altura. Cada patinador pode derrubar o obstáculo apenas uma vez em cada bateria, pro caso do segundo erro ele é desclassificado e seguem os demais classificados até a definição final dos 3 primeiros colocados.

O Slide é a competição de frenagem em deslocamento. Deve-se percorrer um mínimo de 1,30 a partir da faixa inicial e permanecer dentro da área de competição até o término da manobra. O critério de julgamento dos slides é dificuldade, espaço percorrido e término do slide. O modelo de competição do slide é similar a Batalha, os patinadores disputam em chaves com quantidade de patinadores de acordo com o total de inscritos; avançam os melhores. São consideradas as melhores manobras e de acordo com pontuação obtida cada patinador avança até a batalha final e definição dos 3 melhores “sliders.”

Slalom é demais! Slalom é na Rolling! E ai, vamos patinar?

Conheça nossa linha de patins em nossa loja AQUI

Conheça nosso canal do Youtube dedicado ao Slalom AQUI

Atletas, Szics e Bia Kohatsu. Fotos Rene Jr. Texto: Rafa

Captura de Tela 2014-12-09 às 11.26.16







Por onde andamos.

Confira as últimas matérias da Rolling Sports

Dicas de Manobra, nova série da Rolling

A vontade da Rolling é fomentar a cultura da patinação educando os novos patinadores no que o dia a dia nos ensinou.

Hoje em dia...

Destravados Brasilia, parte 2

Pega a pipoca e aperta o PLAY! A segunda e ultima parte do Destravados esta no ar.

Destravados, projeto da Rolling Sports junto ao Daniel...

Sobre patins e amigos

Santiago Gende é um amigo que o patins me trouxe.

O Santi é paraguaio, veio ao Brasil pra patinar por muitas vezes e tive a...