ROLLING SPORTS, uma empresa de patinadores | www.rollingsports.com.br


Patinação de Velocidade no Gelo ao vivo


Posted on dezembro 4th, by Rolling Sports in Rolling Sport News. 1 Comment

No mês de novembro tive a oportunidade de ir a Europa e ao saber da realização do Campeonato Nacional Holandes, quis conhece-lo de perto. Foram 3 horas de trem a partir da capital Amsterdam até Thialf na cidade de Heenrevenn para assistir ao primeiro dia de provas. O programa contava com 500m e 5000m no masculino e 1500m no feminino.

A Holanda é o celeiro dos melhores atletas de patinação de velocidade no gelo. São anos de história esportiva e diversos títulos olímpicos.

A patinação no gelo é parte da cultura do povo, em um pais plano e frio, esta modalidade despontou.

Os holandeses se orgulham dos feitos do time nacional e conhecem a a fundo história e curiosidades da modalidade. Parte desta história envolvem provas que cruzam rios congelados por 110km no norte do pais (esta prova é realizada apenas em anos cujo frio atinge intensidade suficiente para o gelo obter uma espessura que de segurança aos atletas), e provas indoor em pistas olímpicas de 400m de comprimento, as chamadas Long Track onde acompanharia o evento.

Estavam todos atletas de peso na pista e o grande barato foi entender o funcionamento de tudo.

- Thialf é o ginásio onde está a pista de velocidade. Em sendo um campeonato nacional, a estação de trem que atende a pista estava fechada pois ela só abre em eventos internacionais. Escolhi um taxi.
- Em Heenrevenn os 2 taxis da cidade são micro ônibus. O fato de serem apenas dois carros se deve a cidade ser longa (8km) porém estreita (500m), então cada taxi atende a um lado da cidade.
- É um evento familiar, e logo na entrada recebe-se um panfleto com nome de todos atletas e suas baterias, assim as pessoas anotam e comparam tempos.
- As provas são todas disputadas homem a homem, mas o que vale é o relógio. As provas tem 12 baterias, 24 atletas e deixam os melhores atletas para as ultimas baterias. A partir do placar eletrônico todos tempos dos atletas em prova são comparados ao melhor tempo vigente, e acreditem, é emocionante; principalmente porque as diferenças são em décimos e centésimos.
- A cerveja local é muito boa!
- A velocidade dos corredores de provas curtas (500/ 1500m, os velocistas) impressiona. Atletas a 60km/h impulsionados sobre uma lamina de alumínio.
- o vencedor da prova dos 500m, Ronald Mulder, é também campeão mundial da prova no patins inline.

Ficou o gostinho pra patinar no gelo, mas o avesso ao frio!
por: Rafael Romano + rafa@rollingsports.com.br

DSC07356
DSC07375
DSC07379
IMG_0644





Márcia Martins disse:

Que show! Não sabia q vc tinha ido. Acho q eu tb adoraria ;)



Fique por dentro...

Últimas novidades da Rolling Sports

Tá Rolando no ar

Chega de suspense! Finalmente chegou a hora de matar a curiosidade.

Se você não sabe do que Tá Rolando, mantenha a calma! Você vai poder...

Rolezão C4 – Brasília

A Rolling Sports é patrocinadora oficial do primeiro Rolezão C4! Rolezão C4 acontecerá no dia 24 de agosto, para todos patinadores de street, sabendo patinar...

Brasília por Kalléo Hipolito

Mês de julho, época de férias para muitos, e claro que para mim não foi diferente. Descanso do trabalho e começo da temporada de muita...