ROLLING SPORTS, uma empresa de patinadores | www.rollingsports.com.br


Patinação de Velocidade no Gelo ao vivo


Posted on dezembro 4th, by Rolling Sports in Rolling Sport News. 1 Comment

No mês de novembro tive a oportunidade de ir a Europa e ao saber da realização do Campeonato Nacional Holandes, quis conhece-lo de perto. Foram 3 horas de trem a partir da capital Amsterdam até Thialf na cidade de Heenrevenn para assistir ao primeiro dia de provas. O programa contava com 500m e 5000m no masculino e 1500m no feminino.

A Holanda é o celeiro dos melhores atletas de patinação de velocidade no gelo. São anos de história esportiva e diversos títulos olímpicos.

A patinação no gelo é parte da cultura do povo, em um pais plano e frio, esta modalidade despontou.

Os holandeses se orgulham dos feitos do time nacional e conhecem a a fundo história e curiosidades da modalidade. Parte desta história envolvem provas que cruzam rios congelados por 110km no norte do pais (esta prova é realizada apenas em anos cujo frio atinge intensidade suficiente para o gelo obter uma espessura que de segurança aos atletas), e provas indoor em pistas olímpicas de 400m de comprimento, as chamadas Long Track onde acompanharia o evento.

Estavam todos atletas de peso na pista e o grande barato foi entender o funcionamento de tudo.

- Thialf é o ginásio onde está a pista de velocidade. Em sendo um campeonato nacional, a estação de trem que atende a pista estava fechada pois ela só abre em eventos internacionais. Escolhi um taxi.
- Em Heenrevenn os 2 taxis da cidade são micro ônibus. O fato de serem apenas dois carros se deve a cidade ser longa (8km) porém estreita (500m), então cada taxi atende a um lado da cidade.
- É um evento familiar, e logo na entrada recebe-se um panfleto com nome de todos atletas e suas baterias, assim as pessoas anotam e comparam tempos.
- As provas são todas disputadas homem a homem, mas o que vale é o relógio. As provas tem 12 baterias, 24 atletas e deixam os melhores atletas para as ultimas baterias. A partir do placar eletrônico todos tempos dos atletas em prova são comparados ao melhor tempo vigente, e acreditem, é emocionante; principalmente porque as diferenças são em décimos e centésimos.
- A cerveja local é muito boa!
- A velocidade dos corredores de provas curtas (500/ 1500m, os velocistas) impressiona. Atletas a 60km/h impulsionados sobre uma lamina de alumínio.
- o vencedor da prova dos 500m, Ronald Mulder, é também campeão mundial da prova no patins inline.

Ficou o gostinho pra patinar no gelo, mas o avesso ao frio!
por: Rafael Romano + rafa@rollingsports.com.br

DSC07356
DSC07375
DSC07379
IMG_0644





Márcia Martins disse:

Que show! Não sabia q vc tinha ido. Acho q eu tb adoraria ;)



Fique por dentro...

Últimas novidades da Rolling Sports

O DIA SEGUINTE COM CAIO GERMANO … TÁ ROLANDO

A Premiere do Tá Rolando foi muito mais que uma sessão especial de cinema, foi um grande encontro e consagração de muitos momentos de...

TA ROLANDO – PREMIERE

Aconteceu no dia 10 de Setembro na cinemateca de São Paulo a estréia do filme de street da Rolling Sports, o Tá rolando! Esse...

Fortaleza Slalom Zone III – 2014

Fortaleza Slalom Zone III Como explicar uma viagem que simples palavras não descreveriam as emoções e sentimentos que todos sentiram em Fortaleza. Sair de São Paulo...